Compartilhar

Se você quer mudar sua casa de forma rápida e simples, usar quadros na parede é uma excelente opção. No entanto, se você não quer contratar nenhum profissional para a tarefa e pretende se aventurar no modo DIY (faça você mesmo), provavelmente muitas dúvidas irão surgir:

Como pendurar quadros na parede? Como fazer uma composição de quadros? Como centralizar um quadro na parede? Qual a distância entre os quadros na parede?

O objetivo deste post é tirar todas estas dúvidas através de dicas úteis para você conseguir, sozinho(a), concluir esta tarefa.

COMO COLOCAR QUADROS NA PAREDE: 6 DICAS IMPERDÍVEIS

1 - Antes de tudo verifique se existem instalações hidráulicas na parede onde pretende colocar os quadros.

2 - Use um coador de café de papel para recolher a sujeira enquanto você fura a parede. É só prender com uma fita crepe logo abaixo da marcação feita para furação.

3 - O mais seguro para seus quadros não caírem é pendurar usando parafuso e bucha, no entanto, se seus quadros forem menores e mais leves, nada impede que sejam pendurados com prego.

Se for usar prego, use de aço. Depois de marcar o local coloque uma fita crepe em cima. A fita serve para evitar que a parede quebre ou estufe na hora de martelar o prego.

Outra maneira muito comum é pendurar quadros usando fita dupla face. Esta opção também só é aconselhada para quadros menores e leves. Vale lembrar que, se está pensando em usar fita dupla face para não danificar a parede, tome cuidado! Pode acontecer da fita dupla face danificar muito mais do que um buraco de parafuso.

4 - É importante evitar acidentes! Então, quando for colocar quadros na parede, tenha o cuidado de deixar a uma altura segura para não bater a cabeça no quadro. Esta dica é muito importante para quadros dispostos atrás do sofá, cadeiras, bancos e cabeceiras.

O recomendado é deixar uma distância de 25cm do móvel até o final do quadro. Outra medida aconselhada é pendurar quadros a uma altura média de 1,60m do piso até o centro do quadro ou composição. Esta medida é a altura média do campo de visão das pessoas, o que torna mais confortável para apreciar as obras.

Como Colocar Quadros Decorativos
Foto: Conexão Decor

5 - Outro fator importante a ser considerado na hora de pendurar quadros na parede é a forma como você irá dispor as artes. É importante formar uma composição padronizando as distâncias e centralizando com o móvel, sem ultrapassá-los. Desta forma os quadros não parecerão objetos soltos na parede. A distância média entre os quadros pode ser de 10 a 15cm, mas não é uma regra. O importante é criar um padrão.

6 - Dica de ouro! Para ajudar a montar a composição com distanciamento correto, padronizado e poder visualizar tudo antes de começar a furar, faça moldes com papel pardo ou jornal velho. Corte o tamanho dos quadros e disponha tudo na parede.

Como Colocar Quadros Decorativos
Foto: Conexão Decor

COMO FAZER UMA COMPOSIÇÃO DE QUADROS?

Ok, já sei como pendurar os quadros na parede, já sei as distâncias, já tenho dicas, mas como escolher a melhor composição de quadros?

A verdade é que não existem regras, mas existem algumas formas de deixar a sua composição mais proporcional, harmônica e equilibrada.

O mais fácil é comprar um conjunto pronto, é só pendurar como mostrado no anúncio. Mas se você decidiu ousar, vou deixar abaixo quadro inspirações de composição que vai deixar sua parede ainda mais harmônica.

Composição de quadros em forma de retângulo ou quadrado:

O importante aqui é obter uma forma maior quando observa-se o conjunto como um todo.

Como Harmonizar Quadros Decorativos
Foto: casaclaudia.abril.com.br.
Como Harmonizar Quadros Decorativos
Foto: casaclaudia.abril.com.br.

Composição de quadros orientada por um ou dois eixos:

neste caso usamos um ou dois eixos como base para alinhamento do conjunto (vertical e/ou horizontal).

Como Colocar Quadros Decorativos
Foto: casaclaudia.abril.com.br.

Para finalizar, tenha sempre uma trena e lápis na mão. É muito importante medir e marcar as posições antes de fazer a furação. Não existe nada mais deselegante do que quadros tortos e sem equilíbrio, então centralize bem para obter um resultado deslumbrante.

Espero que este texto tenha ajudado você de alguma forma! Abraços, até o próximo!

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Sobre a loja
Segurança
  • Norton Secured
  • selo
Formas de Pagamento
Credibilidade
Abrir Whatsapp